Ver o seu pedido de benefício parado no INSS por meses é desesperador. Você sabe que tem o direito, mas a falta de uma resposta te deixa de mãos atadas. A boa notícia é que você pode tomar atitudes para mudar essa situação.
Se você está cansado de esperar, siga estes 3 passos práticos para acelerar a análise do seu pedido.
Passo 1: Verifique o Prazo Legal do seu Benefício
O primeiro passo é confirmar se a demora do INSS já é considerada ilegal. Como vimos, a lei e uma decisão do STF estabelecem prazos máximos. Consulte a lista:
Anote a data em que você fez o pedido (D.E.R. – Data de Entrada do Requerimento) e conte os dias. Se o prazo já passou, você tem o direito de exigir uma resposta imediata.
Passo 2: Reúna a Prova da Demora
Antes de tomar qualquer medida, você precisa provar que está esperando. É muito simples:
Esse simples print é a sua principal prova para usar na Justiça.
Passo 3: Busque um Advogado Especialista para Impetrar um Mandado de Segurança
Com a prova da demora em mãos e a certeza de que o prazo foi extrapolado, o caminho mais rápido e eficaz é a via judicial.
Ligar no 135 ou abrir uma reclamação na ouvidoria raramente resolve o problema de forma definitiva. A solução que realmente funciona é o Mandado de Segurança.
Um advogado especialista irá entrar com esta ação para você. O objetivo é conseguir uma ordem judicial (liminar) que obrigue o gerente do INSS a analisar seu processo em um prazo curtíssimo.
Por que isso funciona? Porque não é mais um pedido seu, mas uma ordem de um juiz.
Cansado de esperar? Nosso escritório pode cuidar do Passo 3 para você. Somos especialistas em Mandado de Segurança contra o INSS, atuamos de forma 100% digital e você só paga nossos honorários no êxito.