Passo a passo para buscar seus direitos de forma legal e eficaz.
Se você sofreu algum prejuízo por causa de um aplicativo, siga essas etapas:
-
-
Registre todas as evidências do problema. Guarde prints de tela, recibos, e-mails de contato com o suporte e qualquer outra documentação que comprove a falha ou abuso do aplicativo.
-
Entre em contato com o suporte do aplicativo. A primeira tentativa deve ser sempre a resolução direta com a plataforma. Algumas empresas possuem canais próprios para tratar de disputas.
-
Formalize uma reclamação no Procon. Se o aplicativo não responder ou se recusar a corrigir o problema, registrar uma reclamação no Procon pode ajudar a mediar a situação.
-
Acesse plataformas de defesa do consumidor. Sites como Reclame Aqui e redes sociais podem servir para pressionar a empresa a solucionar o problema.
-
Caso não resolva, consulte um advogado. Um advogado especializado pode analisar o caso e indicar a melhor abordagem legal para buscar indenizações ou correções de danos.
-
Se for trabalhador de app, verifique seus direitos trabalhistas. Motoristas e entregadores podem ter direito a reconhecimento de vínculo empregatício ou outros benefícios caso a relação de trabalho seja caracterizada como subordinada.
-
Nos casos de cobranças indevidas, solicite estorno ao banco. Se o aplicativo se recusar a devolver valores cobrados indevidamente, uma contestação direta ao banco pode ser uma alternativa.
-
Para bloqueios de conta sem justificativa, busque uma liminar. Se um trabalhador de app ou consumidor tiver sua conta desativada sem motivo claro, pode ingressar com um pedido liminar na Justiça para reverter a decisão.
-
Em caso de acidentes ou problemas graves, busque ressarcimento dos danos. Se o aplicativo não assumir a responsabilidade, uma ação judicial pode ser necessária para garantir indenizações.
-